Deus daomeana representada como gêmeos: duplo masculino e feminino. Divindade dupla intitulada “Dada Segbô” (Grande Pai Espirito Vital), Sé-Medô (principio da existência) e Gbé-Dotó (Criador da Vida). Representa a noite, a lua, a terra e o subterrâneo. É a divindade criadora de todos os Voduns.
Lisa, o lado masculino da divindade; é o pai e ancestral de todos os outros Voduns, mas tradicionalmente está em segundo plano com relação à Mawu, que representa o sol, o firmamento. Seu símbolo é um camaleão com o sol na boca.
Mawu é o lado da divindade que representa o frescor da vida e seus prazeres enquanto Lisa é o lado responsável, do trabalho, seriedade e determinação.
A cor de Lisa é o branco, por isso seus Vodunsis devem sempre andar de branco. Recebe oferendas, sacrifícios e alimentos de cor branca. É considerado um “Ji-Vodun”, que na tradição africana é um Vodun de origem Nagô. Ao final da iniciação, seus Vodunsis são chamados de “Anagonu”.
Mawu é uma divindade carinhosa; diz um provérbio: “Lisa pune, Mawu perdoa”. O povo Fon do Benin a cultua como uma deusa lunar. Segundo a mitologia Jeje, todos os seres humanos são seus filhos, pois ela criou o mundo (relação com Olorun, o Orixá dos yorubás que representa o criador de todas as coisas).
Antes de aparecerem, Mawu e Lisa chamaram seus filhos e os enviaram a Terra como os primeiros habitantes. Por isso o povo Fon acredita que todos os homens são Voduns. Mawu e Lisa só se encontram quando ocorre um eclipse, e nessa ocasião fazem amor, gerando mais Voduns para ajudar os homens. Alguns pequisadores afirmam ser uma divindade de origem Nagô, relacionada a Oxalá. Assim como Oxalufan e Oxaguian no panteão Yorubá, existem dois tipos de Lisa –o velho e o novo.